Resenha do Prefácio do Texto Internet e Rua
CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR – CFI
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC
Resenha do Prefácio do texto Internet e a Rua
A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais
Santarém, 18 de novembro de 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA
CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR – CFI
Professora:
Profa. Dra. Célia Regina
Aluno:
Sadam Wítalo da Silva Gomes
Turma: N1 – II semestre/2013
Santarém, 18 de novembro de 2013.
Resenha
Ao abrir o prefácio do texto Internet e Rua com o titulo “Nós somos a rede social”, nos somos instigados a procurar entender o porquê dessa frase, Fábio Malini e Henrique Antoun fazem uma provocação explicitando questões urgentes do presente, em meio a turbulências de embates recorrentes e de novas lutas faz-se necessário evitar o dualismos¹ e maniqueísmos², onde é preciso fazer análise entre as conexões do mundo digital e analógico.
Os pesquisadores e também ativistas fazem mapa histórico de movimentos e ações ativistas, que buscam fazer o mapeamento, analisando e apontando caminhos para entender os acontecimentos atuais. Em movimentos de interação entre humano/não humano, onde não é aceito a separação desses espaços sociais, não há a concepção de entrada na internet, ela tornou-se parte integrante de nossas vidas que nos lutamos para democratizar e acessar.
Com o capitalismo cognitivo, uma nova forma de capitalismo que capitalismo através de artifícios que impõem o “cibercomunismo³”, ou seja, o emergir de uma economia da abundância e do compartilhamento. Uma economia da dádiva que se contrapõem a economia da escassez, criando barreiras, travas que fazem a transformação que tentar criar a escassez artificial para monopolizar a livre circulação e o conhecimento de fácil acessibilidade.
Surgem impasses em torno do pensamento de Cultura