RESENHA DO LIVRO
No livro por um fio o medico oncologista Drauzio Varella conta historias vividas por seus pacientes ao longo de sua trajetória, aonde criou mais duvidas do que certezas em relação ao “morrer”. Como é possível alguém viver melhor após saber que se tem pouco tempo de vida?. O relato chave é o que significa vida e morte que seres humanos não conseguem compreender a definição destas duas palavras, “Vida e Morte”. Os familiares e também até os próprios profissionais da saúde, não conseguem compreender o significado da morte, da partida, da separação e de outros sentimentos que se referem a este acontecimento.
Para os familiares de pacientes em estágio final, a compreensão da morte não é aceita, pois eles muitas das vezes têm a sensação de impotência diante a fato, por não conseguirem reverter a situação que se mostra adversa, pois se vêem frente à frente com uma situação de morte, também é acompanhado com uma sensação de medo. Segundo Drauzio que possuí 37 anos de formação profissional, relata que existem regras para enfrentar o inevitável, a “morte”. Verella fala para olhar a realidade pelos olhos do outro, pois diz que a doença muda sua sintonia com o universo. Que nunca entendiam a morte como um processo natural, pois só depois de anos conseguiam compreender o fantasma da morte faz parte do nosso ciclo vital. As doenças que o livro relata, além de ameaçar a vida de uma pessoa também a deprime, pois diante de tudo isso o que se tem a fazer perante as doenças citadas no livro, é sempre tentar viver a vida normalmente e superar os desafios. Não devemos nos entregar perante isso, sempre temos que pensar com determinação e garra, fazendo daqueles últimos momentos algo inesquecível e brilhante.
Varella conta também que ao longo de sua vida se impressionou com algum paciente e que aprendeu muito com ele, um caso bem interessante é de um antigo professor Altafini que foi também um grande amigo que ele tentou