Resenha Do Livro
O livro “Propaganda de Aa Z” traz informações importantes através: do glossário, no qual permite que o leitor faça uma revisão dos conceitos apresentados no livro e detalhes que serão muito importantes no trabalho na propaganda, uma listagem das abordagens mais freqüentes da propaganda, as principais funções para se criar uma propaganda, como funciona uma agência e como é cada setor, a importância de estudar cada veículo de comunicação, casos das melhores propagandas da década de 80 e 90 e a lista das principais tendências para a primeira década do século XXI. E através dos apêndices de A a L, assuntos já abordados, mas com mais detalhes e subsídios.
Para começar a falar de como é feita a propaganda, de como é seu processo, é preciso enumerar e conceituar seus setores, que são: os anunciantes/ clientes, a agência, os fornecedores/ produtores, os veículos e por fim os consumidores.
Há vários tipos de clientes, mas o importante é saber que o bom cliente se distingue fundamentalmente por sua consciência e objetividade em relação à função da propaganda e seu grau de profissionalismo no trato da tarefa publicitária, ser um bom anunciante, resumi-se em estar disposto a ousar, arriscar, investir o necessário e deixar que as pessoas que cuidam da propaganda façam seu trabalho da melhor maneira, começando pela agência.
A maior função da agência é, sem dúvida, a criação das melhores alternativas de propaganda para cada problema de cada cliente. Os tipos de agências de propaganda são bem diversificadas. Existem desde empresas com poucos empregados e reduzidas instalações até grandes organizações multinacionais, presentes em muitos países, empregando milhares de pessoas e operando em enormes escritórios.
A estrutura básica de uma agência