resenha do livro
Histórias
Contar histórias e uma atividade praticada por muita gente: pais, filhos, professores, amigos, namorados, avós ... Enfim, todos contam-escrevem ou ouvem-lêem toda espécie de narrativa: histórias de fadas, casos, piadas, mentiras, romance\, contos, novelas.. . Assim, a maioria das pessoas e capaz de perceber que toda narrativa tem elementos fundamentais, sem os quais nào pode existir; tais elementos de certa forma responderiam as sqguintes questões: O que aconteceu? Quem viçeu os fatos? Como? Onde? Por quê? Em outras palavras, a iiarrativa é estruturada sobre cinco elementos principais:
eiiredo personagens fen~po espa~o MC/I.I~CIC/OI'
Narrar é uma manifestacão que acompanha o homem desde sua origem. As gravações em pedra nos tempos da caverna, por exemplo, são narrações. Os mitos - histórias das origens (de um povo, de objetos, de lugares) -, transmitidos pelos povos através das gerações, são narrativas; a Bíblia - livro que condensa história, filosofia e dogmas do povo cristão - compreende muitas narrativas: da origem do homem e da mulher, dos milagres de Jesus etc. Modernamente, poderíamos citar um sem-número de narrativas: novela de TV, filme de cinema, peça de teatro, notícia de jornal, gibi, desenho animado ... Muitas sào as possibilidades de narrar, oralmente ou por escrito, em prosa ou em verso, usando imagens ou não. Neste livro, porém, iremos no5 deter nas narrativas literárias e em prosa.
Gênero narrativo
Gênero é um tipo de texto literário, definido de acordo com a estrutura, o estilo e a recepção junto ao público leitor ouvinte. Procuraremos aqui adotar a classificação mais usual.
Gêneros liferarios
1 . épico: é o gênero narrativo ou de ficção que se estrutura sobre uma história;
2. /fico: é o gênero ao qual pertence a poesia lírica;
3 . dr-arnatico: é o gênero teatral, isto é, aquele que engloba o texto de teatro, uma vez que o espetáculo em si foge à alçada da literatura.
O