Resenha do livro: ética pessoal para o mundo real
Autor: Ronald A. Howard
Capitulo 1:
Os principais desvios que cometemos são a mentira e a fraude. Outros desvios que cometemos indiretamente é roubar e causar danos. Pensamos que são atos inocentes que não fazem mal a ninguém, mas com isso estamos quebrando barreira de relacionamento. Sabemos que estamos fazendo errados, mas para nos beneficiarmos continuamos no erro por tentação, ou por estarmos sob pressão.
Capitulo 2:
Avalia a ética de qualquer ação, separa-se em três dimensões da ação: prudencial, legal e ético, ensina diferenciá-las e visualizar o lado positivo e negativo da ética. Onde cometemos ações que levara a uma consequência, sendo negativa ou positiva. Tem muitos desvios antiéticos que cometemos por questão dimensão prudencial, que para nosso conhecimento e inteligente a fazer, ou, não quero fazer isso, mas se outra pessoa fizer fará pior. E acabamos confundidos as ações.
Capitulo 3:
Para muitos de nós a orientação ética vem da religião vendo todos os tipos de princípios e norma de conduta das escrituras, parábolas e historias derivadas de profetas, discípulos e sagas.
Depois da religião, talvez a orientação ética que se destaca é a da educação, sendo ela familiar, escolar, amigos, comunidades e nações.
Não menos importante temos também as referências éticas do mundo de trabalho, como, o que se esperada profissão? Qual é a pratica da empresa? Como as pessoas se comportam?
Capitulo 4:
Os três passos que seguimos para escrever nosso código ético são rascunhar os padrões => focar nas três categorias éticas principais de transições éticas: enganar, roubar e causar danos, teste os padrão=> Verificar a lógica, verificar o foco e testa a utilidade, refinar o código=> esclarecer graus de separação/distanciamento, trace limites mais definidos, considerar uma hierarquia.
Capitulo 5
Opte pela Ação
De fato, pode se relatar que a ética nada mais é que suas ações ou como deveria agir de acordo com a