Mercado financeiro fundos de investimentos
Fundo de Investimento e Fundo de Investimento em Cotas
A principal diferença entre fundos de investimento e fundos de investimento em cotas está na política de investimento.
Fundos de Investimento: compram ativos como títulos públicos, CDB’s, ações, debêntures e etc.
Fundos de Investimento em cotas: compram cotas de fundos. São umas espécies de investidor (cotista) de fundos de investimento.
Condomínio
Fundo de Investimento = Condomínio
Comunhão de recursos sob a forma de condomínio onde os cotistas têm o mesmo interesse e objetivos ao investir no mercado financeiro e de capitais
A base legal dos fundos de investimento é o condomínio, e é desta base que emerge o seu sucesso, pois, o capital investido por cada um dos investidores cotistas, é somado aos recursos de outros cotistas para, em conjunto e coletivamente, ser investido no mercado, com todos os benefícios dos ganhos de escala, da diversificação de risco e da liquidez das aplicações.
Cota
As cotas do fundo correspondem a frações ideais de seu patrimônio, e sempre são escriturais e nominativas. A cota, portanto, é menor fração do Patrimônio Líquido do fundo.
Como é calculado o valor da cota?
Valor da cota = Patrimônio Liquido/Número de cotas
Propriedade dos ativos de Fundos de Investimentos – excluindo fundos
Imobiliários
A propriedade dos ativos de um fundo de investimento é do condomínio e a cada um cabe a fração ideal representada pelas cotas.
Segregação entre gestão de recursos próprios e de terceiros (chinese wall)*
As instituições financeiras devem ter suas atividades de administração de recursos próprios e recursos de terceiros (Fundos), totalmente separadas e independentes de forma a prevenir potenciais conflitos de interesses.
Assembléia Geral de Cotistas (competências e deliberações)
É a reunião dos cotistas para deliberarem sobre certos assuntos referentes ao