Teoria politica
Teoria Social, Política e Modernidade I.
- Estudo dirigido em dupla sobre o texto de Márcio Eduardo da Silva Pedrosa Morais
Discente: _______________________________________
1. Na visão do autor, o que seria o Estado? Quando ele surgiu?
Podemos conceituar o Estado como sendo "o povo politicamente organizado", porém tal conceituação jamais conseguirá descrever e demonstrar a imensa faceta e sua importância. alguns autores situam seu aparecimento com seu contorno atual, nos tempos modernos, apesar de as cidades grega e romana já apresentarem características semelhantes 2. Como seria esse soberano acima das partes, neutro em si?
Insegurança forçou que fosse instituído "algo" acima das facções em conflito. Estado surge para o homem, e não o homem para o Estado. Este é fruto, como dissemos alhures, de um estágio avançado de evolução social, tornando-se clara a importância de o eleitor, o cidadão interferir em sua vida, seja através do voto, seja cobrando de nossos representantes, atitudes efetivas que transformem, melhorem nossa realidade, ou seja, através dos institutos jurídicos do processo político-democrático, fundamento basilar do Estado Democrático de Direito. 3. Que diferenças existem entre o Estado e a Polis, a Civitas, os principados e os reinos?
O termo "Estado" advém do latim status, significando ordem, estado. Tal denominação nem sempre foi usada, só sendo aceita a partir dos séculos dezesseis e dezessete. Na Grécia Antiga, os gregos usavam a expressão polis para denominar a sociedade política. Já para os romanos, o termo usado era civitas. Na Idade Média eram utilizados os termos principados, reino, enquanto que para os povos germânicos, reich e staat.
4. Quais as características da doutrina teologica?
O Estado é criação divina, como obra da vontade de Deus. Tem seus expoentes em