Resenha Do Livro O Que Educa O
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 3 ed. São Paulo : Brasiliense, 1995.
Apresentação da obra:
Nesta resenha iremos abranger, o que é a educação, como ela acontece, suas principais características e o quanto estamos diretamente ligados a mesma. Qual a importância da nossa participação na mesma para que ela aconteça de forma saudável.
Estrutura:
O livro contém nove capítulos descritos em 116 páginas.
-Educação? Educações: aprender com o índio
-Quando a escola é a aldeia
-Então, surge a escola.
-Pedagogos, mestres-escola e sofistas.
-A educação que Roma fez, e o que ela ensina.
-Educação: isto e aquilo, e o contrário de tudo.
-Pessoas versus sociedade: um dilema que oculta outros.
-Sociedade contra estado: classe e educação
-A esperança na educação
Em cada um veremos como a educação atua ou atuou em tempos antigos na sociedade, suas influências na sociedade e sua principal característica de acordo com cada capítulo.
Conteúdo:
“Educação? Educações: aprender com o índio”.
Na verdade não existe só um modo de aprender e de se auto educar. Hoje a escola é vista como a principal fonte de educação, mas não é bem assim que acontece. A educação deve funcionar como um segmento onde alguns ensinamentos devem vir de casa, os pais devem também ser praticantes da educação com seus filhos. Os professores e a escola virão depois como um segmento daquela carga que a criança já traz de casa.
Quando a escola é uma aldeia
A educação pode estar presente em qualquer lugar, pois ela não precisa acontecer especialmente dentro de instituições de ensino, na vida ela é passada de uma geração a outra. A educação é uma transferência de informações. De acordo com o que envelhecemos, vamos passando aos futuros conhecedores do mundo o que já sabemos: nossas experiências de vida e de educação. Também podendo não só passar, mas também adquirir novos conhecimentos. A educação está presente nas tribos indígenas de forma bem diferente onde “a sabedoria acumulada do grupo