resenha do livro a sala de aula
RESENHA
MORAIS, Regis de. Sala de Aula: Que espaço é esse? 3.ed. Campinas:
Papirus,1988.
1
Priscilla Cássia Rossettini
2
Luciana Miyuki Sado Utsumi
No livro Sala de aula: que espaço é esse?, observa-se a preocupação em definir o que é uma sala de aula, não como sendo apenas um espaço físico em que alunos absorvem informações de um professor, mas sim um lugar em que idéias e experiências de vidas, tanto de alunos, quanto de professores, interagem-se com o objetivo de trocas, sendo que são essas trocas que fazem toda a diferença.
Um aprendizado rico não é unilateral, em que o professor fala e o aluno acata, mas podemos ter a vantagem de uma riquíssima educação através da troca de informações, experiências, vivências, tornando assim uma aprendizagem alunoprofessor e professor-aluno.
Um outro ponto importante é o conhecimento do próprio ser humano, através da troca mencionada acima. Nós podemos conhecer realmente o que é humano e isto é a maior de todas as aprendizagens que possamos ter e também de ensinar, pois, às vezes, educar pode significar estar simplesmente com o outro, sem as abordagens técnico-científicas que tanto se observam nas salas de aula.
A sala de aula precisa ser um lugar não só de preparo para o sucesso em notas e na vida escolar mas, principalmente, precisa ser um espaço para uma preparação mais humana para a vida fora dela.
O autor também dá ênfase em algo muito comum e perigoso: o autoritarismo na sala de aula. Devemos ser cuidadosos neste ponto, pois para muitos educadores, ser professor é estar em um patamar superior ao dos alunos, pois seu currículo assim diz. Afinal, para ser professor é necessário estudar, dedicar1
Aluna do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Faculdade Interação Americana - FIA
Pedagoga, Mestre em Educação na linha de Formação de Educadores, Docente e Supervisora de
Estágios das Licenciaturas da Faculdade Interação Americana – FIA.
Contato: (lucianasado@fia.edu.br).
2
2