Resenha do Livro a Arte da Guerra
- o primeiro capítulo fala sobre estimativas que se deve ter sobre o custo do Estado ao entrar em guerra. Deve-se analisar e comparar as nossas próprias condições e as do inimigo antes de começar uma guerra.
- o segundo capitulo fala sobre a importância do gerenciamento dos recursos da guerra. O ideal que a guerra seja rápida, mas se esta não for rápida, as armas ficarão desgastadas, as provisões serão insuficiente e as tropas desmoralizadas.
- o terceiro capitulo mostra que estratagemas nas batalhas é manter o estado do inimigo intacto e dominar seu exército, forçando-o a rendição sem ter que esmaga-lo, pois aquele que consegue tomar o império intacto, não cansa suas tropas e domina a arte da tática ofensiva.
- o quarto capitulo diz que o perito se torna primeiro invencível e derrota o inimigo nas suas próprias falhas onde invencibilidade depende da própria pessoa, derrotar o inimigo depende dos erros do inimigo.
- o capitulo nove faz relação ao posicionamento do exército nas diferentes regiões da natureza.
- o capitulo treze nos direciona para o uso de agentes secretos, pois é impossível vencer sem ter informações prévias sobre o inimigo.
Concluindo, o livro a arte