Livro a arte da guerra - resenha
“A arte da guerra” reconhecida como um Manuel de estratégias de guerra escrito em treze capítulos, pelo general filósofo Sun Tzu. Mesmo após 25 séculos da elaboração desse livro ele é muito procurado e utilizado por administradores empresários e por todos que querem aprender fundamentos para planejar estratégias.
Esse manual de Sun Tzu ensina de maneira clara, como líder deve agir para influenciar os demais e desta forma consiga atingir os objetivos.
Segundo Sun Tzu para ganhar a guerra é necessário fazer um estudo preliminar detalhado, baseados nos cinco fatores fundamentais que são: * Influência moral; * O clima; * O terreno; * O comando; * A disciplina.
A influência moral que ele diz, refere-se á harmonia entre liderança e o povo. Todos devem focar num mesmo objetivo de vencer, mas devem estar preparados e unidos na vida e não temer pela morte.
No mundo corporativo isso quer dizer que é importante todos trabalharem, em equipe, tendo em vista a mesma meta e não desabarem meios aos obstáculos que poderão encontrar.
Em relação o clima, Sun Tzu diz que a tropa deve interagir-se com as mudanças do tempo, como os efeitos do frio no inverno e o calor do verão.
É preciso conhecer bem o terreno que será traçada a batalha, se a travessia dele será feita com facilidade ou dificuldade, se é muito fechado ou aberto, e quais serão as probabilidade de sobrevivência.
Um general deve saber comandar com sabedoria, humanidade, coragem, sinceridade e severidade. Se um líder não for equilibrado e corajoso não terá capacidade de traçar bons planos e diminuir duvidas.
Sun Tzu ensina que a disciplina, refere-se ao respeito à hierarquia, controle da situação, organização da tropa, a atribuição de função a cada oficial, planejamento da rota a ser percorrida e dos armamentos que serão utilizados pelo exército.
É preciso que um general saiba escolher os soldados mais fortes e organizados, administre bem as recompensas e punições, prever