Resenha Livro a Arte da Guerra
Sun Tzu foi um general do exército chinês, que serviu entre 544 a 496 AC. O livro é composto de 13 capítulos, onde cada um deles é dedicado a uma estratégia de guerra.
O livro é um clássico do Planejamento Estratégico, pois, apesar de ser um tratado militar os conceitos são totalmente adaptáveis as empresas e os negócios atualmente.
Os conceitos do Planejamento Estratégico citados no livro são: Planejamento, Condução da Guerra, Estratégia Ofensiva, Poder de Defesa, Energia em Potência, Pontos fortes e fracos, Manobras, Nove variáveis táticas, Movimentação do Exército, Terreno, Nove Regiões, Ataques com fogo, Utilização de agentes secretos.
Planejamento: antes de iniciar uma ação temos que definir cinco aspectos: caminho, clima, terreno, liderança e disciplina.
Condução da Guerra: tem como objetivo minimizar o desgaste causado, devemos avaliar as consequências da guerra e enfatiza a rapidez e eficiência das ações.
Estratégia Ofensiva: vencer as batalhas mesmo sem lutar, devemos conhecer a nós mesmos e ao nosso inimigo para vencer as batalhas.
O Poder da Defesa: a vitória está na adaptabilidade, a disposição do exército no terreno é de extrema importância.
Energia em Potência: são relevadas a força, a coordenação e organização do grupo e das ações.
Pontos Fortes e Fracos: conhecer muito bem os pontos fortes e fracos também fala a respeito de conservar a energia e induzir o inimigo a utilizar a sua.
Manobras: organização no campo de batalha, manobras de combate, fatores fundamentais para alcançar o sucesso.
Nove Variáveis Táticas:
Não acampe em terrenos baixos;
Não ignore a diplomacia em terreno aberto;
Não permaneça em terreno desolado;
Em terreno fechado, planeie uma fuga;
Em situação desesperada, lute até a morte;
Há estradas que não devem