Redes
Estudar as tecnologias que servem de base à transmissão óptica, e analisar os conceitos, arquitecturas e normas subjacentes às redes ópticas do presente e do futuro. Proporcionar os conhecimentos e metodologias apropriados para conceber e dimensionar diferentes tipos de sistemas e redes de telecomunicações ópticas.
Introdução
A utilização de transmissão de informação através de sinais luminosos data de épocas muito remotas. Acredita-se que os gregos transmitiam informação entre suas unidades militares utilizando sinais luminosos. Os principais problemas nas transmissões de luz eram as condições atmosféricas, e actualmente o perfeito alinhamento entre o transmissor e o receptor.
Comunicação, é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de um determinado canal, e entendida por um receptor (Vasconcellos 1972:10).
O sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações, que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz (Vasconcellos 1972:10)
O sistema de comunicação optica é a rede por meio da qual as informações, são transmitidas em forma de luz e normal mente utiliza-se a fibra optica.
Fibra optica é uma estrutura totalmente dielétrica com geometria cilíndrica, na qual energia luminosa propaga-se ao longo do cilindro central denominado núcleo (core).
O crescente número de serviços de telecomunicações disponíveis e a sua massificação têm exercido, nas últimas décadas, uma enorme pressão no sentido de aumentar a capacidade das redes de telecomunicações. Os sistemas de comunicação ópticos têm, neste contexto, desempenhado um papel essencial, constituindo actualmente o núcleo central das redes das grandes operadoras mundiais de telecomunicações.
Os primeiros sistemas de comunicação ópticos remontam à década de 70. Originado um aumento considerável nos ritmos de transmissão e nas distâncias alcançadas.
Em 1870, John Tyndall comprovou que seria possível transmitir luz por