Resenha do livro Sargento de Mílicias
Memórias de Um Sargento de Milícias
PAULUS Editora
Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854 e no lugar do autor constava "um brasileiro".
Numero de Paginas 191
Atualmente a faixa de preço é 20,00 reais a baixo .
Síntese
A obra conta as aventuras de Leonardo ou Leonardinho, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por conta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus pais .
Sempre metido em travessuras, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. E então decide casar-se com outro.
Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado. De posse da herança que o padrinho lhe deixara e que o pai, Leonardo Pataca, acabara por devolver-lhe, o moço desposa Luisinha finalmente. Fecha-se o romance, noticiando-se a morte de D. Maria e a de Leonardo Pataca, além de vários acontecimentos tristes, que o narrador diz preferir poupar o leitor de saber.
Avaliação Crítica
Queremos demonstrar que mesmo com as maiores adversidades causadas pelos problemas da vida (os conflitos entre as necessidades individualistas de cada pessoa) pode-se obter a paz (tal paz que não é simplesmente de um descanso, mas sim de uma obtenção de conhecimento próprio) a partir de atitudes (que não visam causar ou ampliar esse caos a outras pessoas) que tentam solucionar tais efeitos negativos. Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra literária do período romancista que ironiza os próprios conceitos vigentes literários, e que explora com a comedia e a tragédia exemplificar