Resenha do livro preconceito linguístico de marcos bagno
THALITA GOMES CHAVES
PRECONCEITO LINGUISTICO (MARCOS BAGNO)
Boa Vista-RR
Maio de 2013
THALITA GOMES CHAVES 1º ano do Ensino Médio Turma: 107
PRECONCEITO LINGUISTICO (MARCOS BAGNO)
Trabalho apresentado à disciplina de Língua Portuguesa, da Prof.ª Zenilda para obteção de nota relativa ao 1º Bimestre/13 .
Boa Vista-RR Maio de 2013
Introdução
O autor Marcos Bagno faz uma defesa apaixonada da língua portuguesa falada pelo povo Brasileiro. Critica de forma indecisa os mitos inseridos na sociedade que contribuem para o Preconceito Linguístico. Faz uma análise critica de cada um dos mitos, chegado a conclusão de que eles não possuem fundamento racional e nenhuma justificativa. São na realidade resultado da ignorância ideológica que contribui muito para que o Preconceito Linguístico aumenta ainda mais.
O autor diz que os jornais, televisões e outros meios de comunicação que divulgam a todo momento qual a maneira “certa” e “errada” de falar contribuindo assim com o preconceito. O autor defende o emprego da língua viva e verdadeiramente falada no Brasil. Para ele o português culto só serve para esconder preconceitos e acaba por torna-se instrumento de exclusão social.
Mito n° 1 “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente” O primeiro mito apontado por Marcos Bagno é introduzido pelo título:
“A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”, o que o autor classifica