Resenha do livro "os métodos de administração de jesus"
BRINER, B. Os métodos de administração de Jesus/ Bob Briner; traduzido por Milton Azevedo Andrade. 1ª ed., São Paulo: Mundo Cristão, 1997. 90 p.
Bob Briner é presidente da ProServ Television, Inc. Tem mais de trinta e cinco anos de experiência em marketing e em negócios internacionais. É também autor dos livros Roaring Lambs (Cordeiros Que Rugem) e Squeeze Play (Jogo Perigoso), e membro de diretorias de organizações cívicas e filantrópicas.
O autor inicia seu livro falando sobre a importância de se ter um plano que estabeleça metas e prioridades não só para uma organização, mas também para a vida pessoal, destacando que a montagem de um plano é um princípio basilar tanto para indivíduos como para organizações, que serve como canalizador de esforços para se alcançar objetivos. Segue abordando a questão do bom preparo que bem empregado gera resultados satisfatórios, como Jesus que possuía uma alta compreensão do Antigo Testamento e se fundamentava nele para executar seu plano.
Briner fala sobre como é vital para o gerente o poder de escolha de seus subordinados diretos e de buscar a melhor pessoa para uma posição chave da organização. Outro ponto importante abordado pelo autor é o de que o administrador precisa saber ensinar, sabendo transmitir a sua visão empresarial aos seus colaboradores, cabendo a ele destinar momentos para essa prática.
A autoridade é também comentada na obra, por ser, segundo o autor, imprescindível no processo de tomadas de decisão. Essa autoridade pertencente ao administrador e deve ser exercida e respeitada. Respeitando esse princípio, a equipe trabalhará de forma harmoniosa e em concordância com os planos previamente estabelecidos. Além disso, compete ao executivo ensinar a forma certa de fazer as coisas à sua equipe, seguindo mais um exemplo de Jesus.
Sugere que a programação de atividades deve fazer parte do planejamento empresarial, buscando o melhor momento para realizar comunicações importantes, a fim de provocar o