Resenha do livro eu de augusto dos anjos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS BLOCO IV
DISCIPLINA: LITERATURA E IDENTIDADE
PROFESSORA DOUTORA ALGEMIRA DE MACEDO MENDES
RESENHA
TERESINA – PIAUÍ 2010
Resenha do livro “Eu e outros poemas” de Augusto do Anjos.
Resenha apresentada à professora doutora Algemira de Macedo Mendes da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, para avaliação na disciplina: Literatura e Identidade.
Teresina- Piauí, 2010 Referências: DOS ANJOS, Augusto. Eu e outras poesias. São Paulo: Ed. Martin Claret. 2006. MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. São Paulo: Editora Cultrix; 24ª Ed. 2004. http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u196.jhtm Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no engenho Pau d'Arco, Paraíba. De uma família de donos de engenhos, assistiu à decadência da antiga estrutura latifundiária, substituída pelas grandes usinas. Seu pai, bacharel, foi quem lhe ensinou as primeiras letras. Quando estava no curso secundário, Augusto começou a mostrar uma saúde delicada e um sistema nervoso abalado.
Em 1903, iniciou os estudos na Faculdade de Direito do Recife onde teve contato com o trabalho "A Poesia Científica", do professor Martins Junior. Formado em 1907, preferiu não advogar e ensinar português. Casou-se, em 4 de julho de 1910, com Ester Fialho. No mesmo ano, em conseqüência de desentendimento com o governador, foi afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano, onde havia estudado. Resolveu então se mudar para o Rio de Janeiro, onde exerceu durante algum tempo o magistério. Lecionou geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois Colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Em 1911, morreu prematuramente seu primeiro filho.
Em fins de 1913 transferiu-se para Leopoldina, MG, por ter sido nomeado para o cargo