Resenha do livro do mundo da leitura para a leitura do mundo, marisa lajolo
O livro de Marisa Lajolo, publicado pela Editora Ática, no ano de 2004, refere-se à importância da leitura, como compreendê-la, como fazê-la e de como ela é parte integrante de nossas vidas. É um livro indicado para docentes de ensino fundamental I e II, já que trabalha a questão da leitura para o mundo e vice versa, a qual está inserida na literatura, seja ela clássica ou as mais modernas. Logo na introdução a autora nos cerca dizendo que ninguém nasce sabendo ler: que se aprende na medida em que se vive. Ler livros se aprende na escola, mas outras leituras por aí, o que quer dizer que na vida, a leitura propriamente dita, não aprendemos apenas na escola e sim no cotidiano, na interação com o meio, a cada momento que passa.
A autora diz que lemos para entender o mundo e que entendemos o mundo através da leitura, num círculo, numa prática infinita. Ainda na introdução, ela afirma que a leitura é fonte de prazer e de sabedoria, que a leitura é inesgotável em seu poder de sedução nos finos círculos da escola. A escola mostra o caminho, dirige essa pesquisa inicial. Continuando, ela propõe uma reflexão teórica, uma abordagem histórica e reflexiva e a análise textual que constituem um caminho seguro e paisagens sedutores na tão indispensável travessia do mundo da leitura á leitura do mundo.
No capítulo I, Leitura Literária na Escola, Marisa Lajolo diz que falta inspiração e elegância nos textos dos livros didáticos e paradidáticos e que estes parecem seguir apenas a moda do instante citando ao iniciar o tópico um texto de Brathes (escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês) que diz que apenas a disciplina literária não deveria ser expulsa do ensino, já que todas as ciências estão presentes no monumento literário. Ela concorda com ele, pois que a literatura decorre todas as disciplinas, é multidisciplinar e transversal também.
A autora expõe que não se