Biliguismo
DAPHINIE PALACIO MOYANO CAVALLARO– 0805048
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE ADULTOS LEITORES
P ré-Projeto de Pesquisa apresentado a
UNIP Interativa - Polo Ibiúna – SP - Curso de Letras
(Português/Inglês),
como requisito para elaboração de Trabalho de
Curso.
Orientação:
I biúna
2012
1
1. INTRODUÇÃO
O ensino da leitura e da recepção de textos tem sido a grande preocupação de lingüistas e teóricos de modo geral, visto que, a compreensão e domínio de um texto, de modo a construir o conhecimento é condição determinante para a participação social.
Contudo, apesar do muito que se tem escrito na escola, esta ainda não está conseguindo formar leitores proficientes, ou seja, após o término do ensino básico, verifica-se que o aluno não sabe "ler".
Essa evidência do fracasso pedagógico aponta a necessidade de uma reestruturação de estratégias para o ensino da leitura, com o propósito de encontrar formas, garantindo assim, o domínio da linguagem e, conseqüentemente, da escrita; pois, o desempenho do aluno reflete a qualidade do ensino ministrado.
Teoricamente, o quadro apresentado, não pode ser aplicado somente ao conteúdo pedagógico, uma vez que, são muitos os elementos que se aglutinam para proporcionar tal conjuntura. Entretanto, tem-se que começar a mudança por algum lugar e, talvez, pela parte pedagógica seja um caminho mais fácil e eficiente para, em pouco tempo, surgir uma conjuntura antagônica à atual.
O que se observa na prática pedagógica que desde o processo de alfabetização dos alunos, a leitura como prática pedagógica é preterida ou considerada como fator secundário no processo de alfabetização; normalmente, os docentes tendem-se ao que é tradicional, ou seja, á prática reprodutivista tendente aos reconhecimentos de símbolos e á formação de palavras, destituídas de atividades que permitem o aluno a compreender o contexto do que se lê.
Levando em deferência essa