Pcp na filosofia jti
Justin in time é um conjunto de técnicas voltadas para a melhoria dos sistemas produtivos, focando principalmente na perda (tempo e material), com planejamento, programação, a preparação e o controle das atividades, com a utilização desse método os ganhos são visíveis como: diminuição dos estoques, redução dos refugos, diminuição das perdas de tempo em trocas, um ritmo melhor na produção e sincronização das operações.
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA JIT EM AMBIENTES DINAMICOS
Nos ambientes de negócios mais dinâmicos com demandas estáveis, a adoção do JIT gera grandes benefícios e quando a empresa incorporam um sistema de informação e outras ferramentas gerenciais ,elas tem que ter um grau de informações bem elevados, que são disponibilizados pelos sistemas ERP/MRP,APS(Advanced planning Systems) e MES (Manufaturing Execution Systems). Com a utilização dos métodos adequados para cada tipo de ambiente produtivo, podem se obter resultados globais.
Os softwares APS vem para cobrir uma lacuna das ferramentas para gerenciamento de manufaturas e fundamentos nos conceitos e métodos da engenharia da produção para otimizar a capacidade instalada da empresa no atendimento.
Programas confiáveis de produção são referencias essenciais para o gerenciamento das operações que integram o chão da fabrica, viabilizando a filosofia JIT com a interação do PCP.
BENEFICIOS DA APLICAÇÃO DA FILOSOFIA JIT E FERRAMENTAS APS
Os principais ganhos da aplicação do software APS são: maior previsibilidade e previsão, redução dos estoques de materiais em processo, redução do tempo de espera entre as operações, minimização dos tempos de maquinas paradas para setup e reprogramação de operações para atender alterações da demanda e nas condições e no chão da fabrica mantendo atualizadas as programações contribuindo para as decisões gerenciais, obtendo um ganho em precisão, flexibilidade e agilidade.
Enfim empresas que aplicam o conceito de