Administração da Produção
A administração da produção é o conjunto de atividades que criam bens e serviços por meio do processo de transformação de entradas em saídas.
As atividades que criam bens e serviços ocorrem em todas as organizações.
A administração da produção será abordada através dos quatro processos administrativos: planejamento, organização, direção e controle.
A seção abrange a abordagem das áreas de produção, em que o administrador de produção deve desempenhar suas funções. As abordagens são: classificação das indústrias, custos industriais e áreas da produção.
A administração da produção é a especialização administrativa que trata do planejamento, organização, direção e controle do setor de produção de uma empresa.
2 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO É fato sabido a presença dos quatro processos administrativos, (planejamento, organização, direção e controle) todos os setores empresariais podem afirmar que os quatro processos administrativos são empregados nos quatro setores principais de uma empresa: setor de produção, setor de marketing, setor pessoal e setor financeiro. O conceito de administração da produção é especialização administrativa que trata do planejamento, organização, direção e controle do setor de produção de uma empresa.
3 CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS
As indústrias podem ser classificadas em duas categorias:
Produção contínua (ou por processos)
Produção descontínua (ou por encomenda)
No caso das indústrias de produção contínua, a matéria prima passa por vários processos de produção, sofrendo transformações contínuas até a finalização da mercadoria. As quantidades a produzir são grandes, na maioria das vezes iguais e a produção repete-se continuadamente, como por exemplo, indústrias de tecidos e papel.
No entanto, nas indústrias de produção descontínua, os produtos são formados por partes (peças ou componentes) separáveis e distintas. As partes são montadas pra se