RESENHA DO LIVRO DE COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade.
O trabalho da autora baseia-se na arte e no gosto que a acompanham de contar histórias.
No Livro A Arte de Contar Histórias, a autora traz a magia, o prazer, bem como os anseios do contador de histórias. Na descrição de alguns exemplos de histórias a magia envolve o telespectador e o traz para dentro do contexto. Descreve algumas técnicas para abordar variados temas, assim também a faixa etária de idade, a condição social, mental e emocional do publico. (p. 15 a 21) Destaca que o narrador precisa conhecer estudar e dominar o enredo para transmitir segurança ao publico e ter domínio para ter condições de contar de forma natural.(p.21)
Ressalta também uma questão muito importante que é a postura de alguns professores quando se predispõe a contar uma história. (pag. 53)
Cita alguns exemplos de histórias destacando a postura do narrador em situações adversas. (p.65 a 74)
Citações:
“ Betty Coelho ressalta que contar com naturalidade implica ser simples, sem artificialismos. São também indispensáveis sobriedade nos gestos e equilíbrio na expressão corporal.” (p. 50) “O contador precisa estar consciente de que a história é que é importante. Ele é apenas o transmissor, conta o que aconteceu com naturalidade, sem afetação deixando as palavras fluírem”. (p. 50)
Ideias Pessoais:
Um livro rico em informações sobre a arte de contar histórias. Aguçou em mim o desejo de experimentar este universo, pois a autora traz em sua obra as experiências vividas de modo a contagiar e a despertar o interesse do leitor.
Local: Ler o livro descrito na referencia citada na parte inferior deste fichamento.
Referencia: COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade.