Resenha do livro: Brinca Comigo!
O livro é composto por 4 capítulos e 13 subcapítulos, e fala da importância do brinquedo e do brincar no desenvolvimento da criança desde o seu nascimento, e também fala do papel do adulto em todo esse processo e de como devemos escolher os brinquedos adequados a cada faixa etária.E como participar do seu processo de aprendizagem.
Destaca também passa uma dimensão histórica dos brinquedos, e ainda sugere como estimular o desenvolvimento da criança sem abrir mão da diversão.
1. A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA E DO BRINQUEDO
BRINCAR E ESSENCIAL AO SER HUMANO
A brincadeira é uma atividade essencial a criança, e durante a infância ela desempenha um papel fundamental na formação e desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança, quando a criança brinca ela descobre o mundo a sua volta e aprende a interagir com ele. A criança é curiosa e se sente atraida por tudo que esta a sua volta e trasmorma qualquer coisa em brincadeira, em ludico, e em um constante apendizado. É brincando que a criança conhece o ambiente que está a sua volta.
Quando a criança brinca ela mostra o mundo a sí mesma e exercita a sua imaginação. Quando a criança brinca de faz-de-conta a criança cria o seu mundo e as suas regras, é um espaço onde ela pode expressar suas inquietudes e dramatizar situações nas quais ela tem dificuldade, ou se sente desconfortável.
A brincadeira também é um momento em que os pais podem estar com seus filhos e brincar com eles, reforçando os laços afetivos pois faz com que a criança se sinta amada e prestigiada, quando um adulto brinca com a criança ela entende isso com um grau a mais de dificuldade, e tenta ir mais além na brincadeira.
BRINQUEDO É COISA SÉRIA
A relação das crianças com o brinquedo começa desde o nascimento, quando recebe o seu primeiro brinquedo, e a sua primeira experiência na direção de aprender e brincar. A medida que a criança cresce esses laços com o brinquedo cresce e ele se torna cada