Resenha do livro atos dos apóstolos
1 – O autor do livro de Atos, já tinha escrito outro livro a Teófilo contando a história da vida de Cristo. Jesus manda que os apóstolos fiquem em Jerusalém, esperando a promessa do Pai, e diz que eles serão batizados com o Espírito Santo. Ascensão de Jesus, onde ele voltou para o céu. Os que estavam reunidos perguntaram a Jesus sobre a restauração do reino de Israel, mas Jesus respondeu que o tempo e a época só competem ao Pai. Jesus subiu ao céu numa nuvem, e dois anjos prometeram que ele voltaria do mesmo modo. Os apóstolos e outros se reuniram e escolheram alguém para ficar no lugar de Judas, de acordo com a vontade do Senhor, Matias foi o escolhido.
2 – Descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes; os apóstolos receberam este batismo, ficaram cheios do Espírito Santo, passaram a falar em outras línguas e começaram a pregar. Alguns ficaram admirados com o que viam e ouviam, outros zombavam e diziam que estavam embriagados. Pedro se levantou e os advertiu. Pedro começou o seu discurso, falou sobre a importância de Jesus Cristo, que foi rejeitado pelo povo, mas escolhido por Deus como o Cristo. Depois de ouvir esta mensagem 3.000 pessoas foram batizadas. Os convertidos viviam e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Na convivência com esta nova família espiritual, os cristãos compartilhavam um com o outro, tanto nas coisas materiais como na vida espiritual.
3 – Pedro e João estavam entrando no templo quando um coxo os parou e pediu esmolas. Pedro porém disse não possuir nem prata e nem ouro, mas o curou em nome de Jesus Cristo. Eles entraram no templo, saltando e louvando a Deus e todos se admiraram quando o reconheceram. Pedro faz um discurso no templo e fala da importância do nome de Jesus. Pedro disse que o milagre não tinha sido realizado pelo próprio poder dos apóstolos, mas pelo poder de Cristo. Esse coxo foi curado por fé em Jesus.
4 – Pedro e João são presos por ensinar e anunciar