Resenha Do Filme
Durante esse interim nota-se uma grande necessidade de controlar numericamente os dados que estão pulverizados em todas as vertentes sociais. Assim, dessa necessidade, iniciou-se uma estreita relação entre a Matemática e a evolução social mundial, uma que ciência surgiu e evoluiu concomitantemente com a assimilação das necessidades imediatas e futuras de uma sociedade que ansiava por uma forma de controlar numericamente vários segmentos.
O primeiro sistema de numeração foi iniciado três mil anos antes de Cristo e é oriundo do Egito. Tal sistema consistia na combinação gráfica de diversos sinais que serviam como forma de expressar algarismos, o que além de exigir uma grande habilidade de desenho, ainda trazia um fator dificultador, a representação de alguns números se tornava maior do que realmente era. Mesmo assim os egípcios eram grandes calculistas como se observa em descobertas como o Papiro de Rhind, que mostra processos de multiplicação, por exemplo, usando, indiretamente, sistema binário, que é à base da linguagem de computadores.
Outro sistema de numeração tratado no filme é o sistema romano que foi desenvolvido na Roma antiga e foi utilizado durante todo o império romano. Atualmente ainda se usam algarismos romanos para expressar números, como em relógios e até mesmo em nomes de Papas. A principal regra dos algarismos romanos é que um símbolo só se repete três vezes consecutivas na formação de um numero, assim se esse numero fosse maior que a serie de três repetições usava-se um numero imediatamente maior com um símbolo do lado esquerdo, o que significa subtração do numeral posto a esquerda. Sendo assim um sistema de numeração com formação de algarismos bastante complexa, além