Resenha do filme o último samurai
Ataques Japoneses
O Ataque a Pearl Harbor na manhã de 7 de Dezembro de 1941 foi um dos primeiros ataques.
Ellwood
As primeiras bombas do Eixo a cair sob solo americano durante a guerra foram lançadas a 23 de Fevereiro de 1942, quando um submarino japonês I-17, comandado pelo Capitão Nishino Kozo, atacou as refinarias de oléo de Ellwood, perto de Goleta, localizadas nas praias de Santa Barbara.
Nishino relatou por rádio a Tóquio que tinha deixado Santa Barbara em chamas, embora apenas duas instalações terem sido danificadas. Os danos totais do ataque foram estimados em aproximadamente USD$500; e não houve feridos.
Nishino foi morto em Agosto de 1942, quando o seu submarino foi afundado perto da costa de Nova Caledónia.
Bombardeamentos de Oregon
Na noite de 21 de Junho, 1942, um submarino japonês emergiu perto do Rio Columbia, no Oregon, e disparou vários projécteis contra o Forte Stevens. Apenas um campo de basebol foi danificado. Este foi o único ataque com projécteis contra instalações militares durante a Segunda Guerra Mundial.
A 9 de Setembro, 1942, um pequeno avião japonês, um Yokosuka E14Y1, foi lançado do submarino japonês I-25. Pilotado por Nobuo Fujita, este sobrevoou Oregon e lançou bombas incendiarias no Monte Emily, perto de Brookings. O objectivo seria começar um enorme incêndio florestal. Contudo, as bombas não causaram grandes danos. Esta foi a primeira vez que o território principal dos Estados Unidos foi atacado por uma nação inimiga por ar.
Invasão de Aleutian
A Julho de 1942 as ilhas Aleutas no Alasca foram invadidas por forças japonesas de modo a desviar a atenção das forças americanas do ataque principal japonês em Midway Atoll. Os Estados Unidos, tendo decodificado os códigos militares