Resenha do filme O último samurai
Resenha do Filme O Último Samurai
SALVADOR
2013
ALISSON FERNANDES
O Último Samurai
Resenha apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Logística Empresarial, pelo curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Jorge Amado, ministrada pelo professor Bruno Tenorio.
SALVADOR
2013
O filme O Último Samurai conta a história de Nathan Algren, interpretado por Tom Cruise, um ocidental que se uniu aos guerreiros japoneses contra as forças imperiais. Após ser convidado para treinar o recém criado exército do império japonês contra a rebelião dos samurais, o veterano de guerra capitão Algren embarca para realizar o treinamento dos soldados. Já no desembarque é possível perceber que a maioria da populção parece muito pobre e existia uma certa desordem na cidade, diante desse cenário o imperador faz acordos comerciais com os ocidentais, com o objetivo de transformar o Japoão em uma nação mais moderna, o processo logístico daquela época era bastante rústico, as mercadorias eram armazenadas em espaços abertos e são transpostadas manualmente, em padiola, mochila ou carroças.
O comércio nas ruas da cidade é movimentado, com várias pessoas circulando, comprando e trabalhando. Carroças e riquixás são utilizadas também na movimentação de pessoas e produtos, nota-se que apesar de ser um processo rústico, atende a necessidade local. Durante a guerra contra os samurais, está sendo construída uma ferrovia, onde milhares de quilômetros foram feitos em apenas dois anos, o que ampliou ainda mais o arsenal do exército japonês. Nas batalhas os soldados utilizavam o cavalo como principal meio de transporte, melhorias técnicas e mudanças de postura em relação a planejamento estratégico modernizaram as tropas imperiais