RESENHA DO FILME O PREÇO DO DESAFIO
AILTON BATISTA ROCHA
RA: 1080730
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Porto Velho/RO
2013
1. INTRODUÇÃO:
O filme nos conta a história de um grupo de estudantes de origem hispânica que, confinados a uma escola sucateada nos subúrbios de Los Angeles, superou as mazelas impostas pelo sistema para demonstrar que a etnia não é fator decisivo para o sucesso ou para o fracasso. Ele aborda alguns fenômenos sociais importantes como: o preconceito, a cooperação, a competição, o conflito, entre outros.
Essa história provavelmente já foi vivida em outros locais do mundo, inclusive, no Brasil. Ela poderia muito bem ser transposta para o nosso contexto e contada por professores e estudantes brasileiros que também já conseguiram superar histórias como essas, dentre outras dificuldades.
Logo, esse é o grande mote desse notável filme, a capacidade de superação, a gana (como dizem os personagens ao longo da projeção), a constatação de que a superioridade de uns sobre os outros não existe se as condições de vida e de trabalho são similares. E a razão de toda essa superação foi, a disposição e a força de um professor de matemática, também hispânico, que procura aplicar conceitos de psicologia e filosofia para despertar em seus alunos o interesse pela matemática inspirando-os a passarem de viciados em drogas a gênios da matemática.
2. FILME: O PREÇO DO DESAFIO
Jaime Escalante (Edward James Olmos, em atuação inspirada) é o novo professor de matemática da Garfield High School (Ensino Médio), uma escola situada nos subúrbios de Los Angeles que tem uma reputação nada agradável quanto à disciplina e resultados de seus alunos.
Escalante trocou um emprego rentável e muito mais tranquilo numa indústria pelo desafio de lecionar. Estava destinado a introduzir seus alunos ao recém-lançado mundo da informática. Ao chegar à escola foi surpreendido pela informação da não existência de