Resenha do filme o preço do desafio
Moisés C. Bezerril
ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO FILME
Professor: Quer ser professor; Didática diferente; Contextualiza suas aulas; Se importa com seus alunos;
Escola: Em periferia (pobre e violenta) Latinos Grau de violência alto Professores desmotivados:
Fora de suas áreas
Ganham pouco
Insucesso(culpam os alunos por isso)
Alunos: Pobres Famílias desestruturadas (em sua maioria) Desinteressados Desmotivados Resignados ao aparente “futuro ruim”.
Desafio: Não apenas ensinar para passar na prova, mas provocar modificações para a vida diária; torná-los questionadores, reflexivo de seus próprios desafios do dia-a-dia, e desvendar mudanças para o futuro.
Resultado Final: Os alunos se saem muito bem, 18 alunos são aprovados e resultados nos alunos seguintes mostram que houve modificações na própria escola.
SINOPSE COMPREENSIVA DO FILME
O filme se passa nos E.U.A, no início dos anos 80. Um homem deixa seu emprego onde era bem remunerado para se tornar professor. É designado para ensinar numa escola de periferia onde a maior parte dos alunos é de origem latina e pobres. Passa a ensinar cálculos (álgebra) a uma turma de alunos desinteressados e desmotivados, mas logo começam as mudanças neste quadro pois o professor usa de métodos didáticos diferenciados, suas aulas são divertidas, seus exercícios são aplicados ao dia-a-dia dos alunos, aos poucos sua empolgação em ensinar é transmitida aos alunos que passam a querer aprender. Os alunos desta escola vêm obtendo