Resenha do filme o milagre de ann sullivan
Bacharel em Optometria
Eveliny de Araujo Barreto Pereira
Fortaleza – 2012
Eveliny de Araujo Barreto Pereira
Resenha do Filme “O Milagre de Anna Sullivan”
Fortaleza - 2012
Penn, Arthur. O Milagre de Anna Sullivan. Produtor: Fred Coe, 1962, EUA.
O Milagre de Anna Sullivan relata a historia de uma menina chamada Helen Kellen que é cega e surda, que vive em um mundo de trevas, incompreendida e tratada como deficiente e doente da família. Tudo passa a mudar na vida da menina com a chegada de uma professora por nome de Anna Sullivam que é de extrema importância para a Helen Keller, pois Anna já tinha sido cega no passado e feito varias cirurgias nos olhos, então acostumada a conviver com cegos, se deparar com Helen e entende que ali está o maior desafio da sua vida, o de explicar a uma menina cega e surda como viver no mundo e entende-lo, e seu maior objetivo era que todos a tratassem como uma pessoa normal.
Para isto entra em confronto com os pais da menina, que apesar de ter posses de terras e bastante poder aquisitivo, não sabiam como educar a filha, sempre a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo, lhe tratado como qualquer criança. A menina não conhece o mundo à sua volta, mas sabe do que precisa para viver e acaba por se tornar uma tirana em sua casa, já que sua família lhe dava todas as liberdades como uma “inválida”, como achavam que era Helen, por ter total domínio em sua casa, controlava o comportamento de seus familiares.
Como explicar a uma menina cega e surda tudo ao seu redor? Então surgem varias perguntas na cabeça de Anna Sullivan com relação à educação da garota, então, ao contrário de amor e compreensão, Anne se torna uma megera na vida de Helen e demonstra que a única forma de ensinar Helen a ser gente, é a mudando os seus hábitos antigos, criado pela ignorância da falta de educação que seus pais tinham, e mostrar o que é a realidade da garotinha era outra.
Anne resolve criar um método de