Código mosaico
Curso: Direito
Matéria: História das Instituições Jurídicas
Rio do Sul
Professor: Daniel Mayerle
Acadêmica: Jaqueline Mendes Da Silva
Trabalho sobre Código Mosaico
1. O direito no Código Mosaico tem aplicação ainda hoje?
Dependendo do ponto de vista como por exemplo, em Israel onde ainda a sociedade rege dentro dos dez mandamentos, mas já em nosso paiz a legislação rege de uma forma diferente onde o ato de matar pode ser justificado.
2. Como foi perpetuado o Código Mosaico?
O código mosaico é perpetuado por ser um Direito Natural, algo que é espontâneo ‘’ Vem de Deus’’ como foi ele quem enviou naquela época para o povo não tem como ser mudado. Os dez mandamentos que Moisés recebeu naquela pedra não pode ser alterado pois as regras estabelecidas se tornaram uma lei eterna.
3. Explique detalhadamente como era realizada a justiça no tempo de Moises.
Foi criado um sistema complexo judiciários onde certos casos eram levados a órgãos elevados parecerem analisados.
4. Na legislação mosaica estava previsto o divórcio? Explique detalhadamente.
‘’Deve-se destacar que a lei de Moises não instrui o divorcio. Por ordem divina, Moises tolerou o divorcio e regulamentou a fim de evitar abusos. A lei mosaica não foi dada para anular os ideais do matrimonio instituído por Deus na criação.
5. No código Mosaico já existia o Direito de Prioridade?
Sim, existia pelo fato de não se poder ter tudo e sim como tinha os seus dez mandamentos e tinha que ser seguido: como não cobiçaras a casa do teu próximo, não cobiçaras a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
6. Como era exercida a autoridade do pai sobre os filhos na legislação mosaica?
Os filhos deveriam respeitar seus pais e sugeri suas regras no caso de alguma desobediência por parte dos filhos aos seus pais caberia a eles uma