Explicando pontos de um texto de teoria do conhecimento, psicologia.
Teoria do conhecimento
O que entendeu do texto?
Existem seis estados de consciência. Um deles é o estado no qual se sabe que está, que consiste em saber que se está nele. Exemplos: desejar um livro novo e ter consciência de que o deseja. O segundo, estado qualitativo, basicamente a percepção proveniente dos cinco sentidos (olfato, audição, visão, tato, paladar). Estado como é, se existe algo que seja parecido com estar nesse estado.
Na consciência de acesso não há percepção fenomenal ou qualitativa, como em estados previamente citados, e sim uma informação está ou não disponível para o uso do organismo. Ter ou não um trauma relacionado com bicicletas que impede alguém de utiliza-las, mesmo que saiba como.
A consciência narrativa é uma narração progressiva, do ponto de vista de um eu real ou virtual. Os fluxos de consciência, na literatura, podem ser utilizados como um exemplo desse estado.
Os muitos conceitos da consciência dificultam sua compreensão, entretanto, isso pode ser encarado como algo positivo, pois fica mais fácil de ter acesso e aprender a complexidade da mesma. Tantos conceitos podem ou não significar a mesma coisa. O que não entendeu do texto?
O que significa possuir características monádicas da experiência, privadas e inefáveis (Referente as qualias). Não compreendo como definir o estado fenomenal, nem o que significa, só entendi o que não é (diferente da qualia com propriedades sensórias). Qualia também é um conceito obscuro, seria qualidade dos objetos, sensação e fenômenos?
Estados sendo ‘ligados’ pelo fluxo de consciência e por se estar ou não ciente dele no momento em que se pensa ou não