Resenha do filme "o jardineiro fiel"
SINOPSE
Em 2005, foi lançado o filme “o jardineiro fiel”,de Fernando Meireles, que mostra uma cruel, mas real face de uma nação sujeita as ganâncias políticas, tal tema é tratado junto a uma historia de amor, onde o homem teve sua esposa brutalmente assassinada, e a partir desse momento ele começa uma caminhada para descobrir as causas da morte e conhece uma parte de um mundo o qual ele não imaginava existir, onde o poder é considerado mais importante do que qualquer vida humana.Onde seu simples jardim parece um paraíso diante de tanta injustiça e imoralidade que existia a sua volta, mas não conseguia enxergar.
ANALISE CRITICA
O filme inicia com o assassinato de Tessa uma ativista política, que defendia a população menos favorecida do Quênia , o que incomodou muitas pessoas do alto poder, e para descobrir a real verdade de sua morte, seu marido Justin, um diplomata, resolve investigar.
E acaba descobrindo que sua esposa lutava contra as injustiças que a população era exposta, onde pessoas eram usadas como cobaias para um teste de remédio contra a tuberculose e que muitas delas morriam por isso. Eram tratadas como vidas descartáveis, sem o mínimo de decência e dignidade.
Tessa era uma das poucas pessoas que se arriscavam para acabar com este comboio entre os políticos e as multinacionais farmacêuticas, que se importam apenas com lucro e poder, incapazes de ter um pouco que seja, de solidariedade e amor ao próximo. Devido a isso ela foi tirada de jogo, assim como qualquer um que se arriscasse a atravessar o caminho dos poderosos políticos, eram descartados.
Justin consegue descobrir a verdadeira mulher que Tessa era, uma parte de sua vida que ele não imaginava existir. Passa a admirá-la e também a respeitar seu trabalho como nunca havia feito antes, pois agora que ele sabia de tudo, ele conseguia compreender suas atitudes, as quais ela nunca contava, com o intuito de