Resenha Do Filme A Onda
SEBASTIÃO WESLEY FRITAS DA SILVA
RESENHO DO FILME A ONDA
SEBASTIÃO WESLEY FREITAS DA SILVA
Trabalho apresentado ao IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – Campus de Cedro, como pré-requisito de conclusão da primeira etapa da disciplina Comunicação e Linguagem.
Prof. André Luiz
O objetivo principal deste trabalho é extrair informações importantes sobre as práticas pedagógicas, sociais e culturais no filme A Onda filme Alemão, produzido em 2008 com direção de Dennis Gansel, a análise será feita com foco no personagem principal do filme o Professor Rainer Wenger (Jürgen Voge), e também será feita uma abordagem sobre sua turma.
O professor Rainer Wenger depara-se ao chegar na escola com a situação de lecionar sobre um assunto adverso ao que planejava ensinar, a autocracia, sendo que obrigado a ficar com tal tema já que seu colega de trabalho já havia ficado com tema desejado. Em atividade paralela é técnico do time de handebol da escola.
No primeiro dia de aula ao chegar na sala e pergunta sobre o que é autocracia respondida pela aluna “quando um indivíduo ou grupo tem poder sobre as massas” uma ditadura por assim dizer, e ao citar exemplo sobre a ditadura , percebe que a sala possui opiniões diferentes sobre o tema, fazendo com tome a decisão de liberar a turma por dez minutos para que pensem um pouco e para que possa daí então elaborar sua estratégia de ensino.
Ao retorna para sala a turma percebe que o professor tinha mudado as coisas um pouco, começou aplicar sua pratica de ensino, demonstrando aos poucos como realmente funciona um regime autocrático sem que a turma percebesse, com regras simples tais como dirigir-se a ele somente por Sr. Wenger, se levantar para falar, os lugares em fila, enfim, como se fosse uma ditadura. E ao ver que três alunos não estavam seguindo as regras e os expulsas e pergunta ao restante da turma, “o que é mais importante na