Bases filosóficas e a educação física
INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA GREGA PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Bases Filosóficas e Sociológicas do Movimento Humano como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Eduardo Schneider Machado.
BRASÍLIA
2015
1. Analise as frases motivacionais abaixo e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de agôn ou areté e justifique sua escolha:
Frase 2: “Você ficará surpreso em verificar quão longe você pode ir a partir do ponto que você considerava que seria o fim”.
O ideal de Agôn é representado pela busca da superação de si mesmo, ou seja, é colocar-se sempre em prova e ir além daquilo que estava previamente determinado. O conceito de Areté relaciona-se com a excelência, com a busca de ser o melhor possível na medida das suas possibilidades. Observa-se que o palavra chave desses conceitos é a superação. Assim, na minha opinião, essa é a frase que melhor representa a busca pela superação de nós mesmos.
2. Como a visão de soma/sema e dualista impacta o profissional de Educação Física? Poderíamos dizer que essa visão favorece a realização de práticas físicas? Justifique sua resposta.
Na visão do Orfismo – conjunto de crenças e práticas religiosas originadas no período grego helenista – a associação entre o corpo e a alma era dualista. O corpo era vista como o lado negativo dessa interação. O termo soma significa corpo e sêma significa sepultura. E era a relação que eles entendiam existir entre corpo e alma, ou seja, o corpo era a sepultura da alma. Assim, o corpo deveria ser deixado de lado para que não interferisse no aprimoramento da mente. Estava presente nesse contexto a prática do ascetismo, que buscava deixar de lado as práticas corporais no intuito de anular o corpo. Essa visão vai de encontro aos objetivos dos