resenha do filme xingu
Grupo 4: Conhecimento
O conhecimento pode ser entendido como um ato de libertação pois é através dele que abrimos nossas mentes para novos horizontes e várias oportunidades de crescimento, também é através dele que adquirimos a instrução e saber. Conhecimento pode ser: científico, empírico, tecnológico, teológico e filosófico.
O conhecimento científico é algo que podemos afirmar através de muita pesquisa que pode durar anos para se ter uma comprovação, onde não existe pronto e o definitivo.
O conhecimento empírico é o conhecimento obtido “ao acaso”, neste tipo de conhecimento despreza-se a procura de suas causas. É o conhecimento popular, carente, espontâneo no trato direto com as coisas e seres humanos.
O conhecimento filosófico é o conhecimento especulativo sobre os fenômenos gerando conceitos subjetivos, esse conhecimento busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais das ciências, baseado na indagação, interrogação e reflexão.
O conhecimento teológico é relevado pela fé divina ou crença religiosa, não se fundamenta na evidência dos fatos observados e controlados, depende da formação moral e das crenças década indivíduo.
O conhecimento tecnológico é o uso da tecnologia em detrimento do conhecimento, usar a tecnologia para a busca do conhecimento.
Conhecimento filosófico
“A primeira dessas ideias, que vai nortear toda a reflexão aqui proposta é a de que uma aula não é algo que se dá, mas algo que se faz, ou melhor, que professores e alunos fazem juntos.”
Conhecimento científico
A ideia de que o professor é antes de tudo um amigo traz guardada a negação de que ele é, como professor, antes de tudo um profissional, que sem dúvida, deveria ter consciência da relação estreita que se estabelece entre ele e os alunos, mas que se torna amigo em virtude do que faz como professor.”