Resenha do filme SICKO S.O.S Saúde
8º Semestre de Psicologia- Faculdades Integradas Einstein Limeira.
Resenha do filme Sicko, $.O.$ Saúde
Sicko é um documentário feito em 2007, pelo diretor Michael Moore, que mostra a realidade do sistema de saúde americano. Além de abordar o modelo utilizado nos Estados Unidos, o documentário o compara a outros países do mundo: Canadá, Inglaterra, França e Cuba.
Mostrando que nos EUA o que predomina são os vários planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo. No qual grande parte da população não tem condições de pagar e, os que são conveniados têm sérias dificuldades para utilizar os seus benefícios quando este põe em risco o rendimento da companhia.
Para uma boa explanação do modelo de saúde utilizado em seu país de origem, Moore apresenta modelos de outros lugares. No Canadá, na Inglaterra, na França e em Cuba, o que predomina é o bem estar da sua população; nestes países a saúde é oferecida gratuitamente e com qualidade, satisfazendo seus contribuintes.
Logo, este documentário revela a situação da saúde dos Estados Unidos, visando apresentar o quanto que o governo não se importa com as necessidades dos habitantes, e que os planos de saúde não são bons, porque não veem pessoas doentes, e sim cifrões.
E isto nos faz refletir sobre a situação do Brasil, cujo programa recebe milhões de críticas, sem analisarmos o quanto ele é eficaz, apesar de não atingir todas as expectativas, pois sabemos que há pessoas que morrem nas filas de esperas.
Contudo, não se deve ater apenas em tais situações, porque de certa forma há desleixo da sociedade. Afirma-se isto, pelo motivo que as pessoas só buscam os cuidados médicos no momento que estão muito doentes, se estes buscassem os cuidados necessários para uma boa saúde, e fossem mais firmes em conseguir ajuda no momento críticos, não estaríamos vivendo esta situação de caos, no qual se passa horas em uma fila de espera