Resenha do filme "Que letra é essa?"
O documentário “Que letra é essa?” apresenta a trajetória de Patrick, um menino que está repetindo a 1ª série pela terceira vez. No seu esforço para decifrar o enigma das letras, ele chega a pensar em abandonar os amigos. O documentário ouve os tanto os professores como os pais e discute uma tragédia que pouco chega ao noticiário, afinal, devem existir muitas crianças na mesma situação escolar que o Patrick.
O argumento do fracasso escolar sustentado na pobreza das famílias persiste no discurso escolar. Para a escola, a “culpa” seria da família, alegando pobreza, má alimentação, falta de atenção e estímulo, além da precariedade na moradia. Uma das ex-professoras chegou a dizer que Patrick não conseguia aprender porque deveria estar doente (possuir vermes). Mas será que é certo direcionar o fracasso escolar do menino inteiramente na pobreza e absolver a escola de qualquer responsabilidade? Será que a professora, em algum momento, analisou a sua metodologia adotada durante o processo de alfabetização do garoto?
Do outro lado, a família de Patrick atribui a culpa da sua dificuldade em aprender às professoras. De acordo com os seus pais, o garoto recebe todos os recursos necessários para ir à escola disposto a aprender, o que acontece, porém, é uma falta de vontade por parte das professoras em ensinar aos alunos, além de uma preferência por uns e exclusão de outros.