RESENHA DO FILME : NENHUM A MENOS
CENTRO DE CIÊNCIAS E NATUREZA – CCN
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROFESSORA: Me. ALAN KARDEC CARVALHO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
RESENHA DO FILME : NENHUM A MENOS
PAULO ASSUNÇÃO BATISTA
TERESINA, NOVEMBRO– 2013
NENHUM a Menos. Direção: Zhang Yimou. Produção: Zhao Yu. Studio: Guangxi Film Studio. DVD (106 min).
Nenhum a Menos é um filme simples que procura mostrar a realidade do ensino na zona rural da China. O filme é baseado em “Existe Um Sol no Céu” de Shi Xiang Sheng.
O professor Gão precisa afastar-se da sala de aula para visitar sua mãe que se encontra doente em outro lugar, logo surge um problema: quem vai substituir o professor? Então começa a busca por um (a) substituto (a). O problema se agrava mais por causa das condições de ensino que a escola oferece. Ninguém se propôs a ir lecionar naquela escola, pois não achavam condições mínimas para que pudessem trabalhar ali. Até que surge uma garota de apenas 13 anos de idade tendo cursado apenas o primário. O professor Gão reluta em não aceitá-la, visto que o seu perfil não preencheria os requisitos de um professor. Mas, por falta de opção, a garota Wei Minzh assumiu.
O professor, em rápidas palavras, repassou as dificuldades da escola e listou as tarefas que ela deveria desenvolver com a turma e que, quando chegasse, queria encontrar todos os alunos, ou seja, nenhuma desistência. Ela só poderia usar uma barrinha de giz por dia visto que a escola não tinha dinheiro para comprar giz, deveria copiar um capítulo de um livro por dia de modo que todo o livro deveria está copiado quando ele chegasse, deveria dormir na escola, na própria sala do professor, muito precária por sinal, com alguns alunos e alunas.
No dia seguinte, Minzhi começou a aula seguindo as recomendações de Gão, mas, não estava dando certo. Os alunos não se interessavam, bagunçavam, conversavam, enfim, tumultuavam a sala. Ela se retira da sala, pois