Resenha do filme Intocáveis
CENTRO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
RESENHA SOBRE O FILME “INTOCÁVEIS”.
“Intocáveis” (Intouchables) é um filme francês lançado em 2011. Baseado em fatos reais, conta a história do momento em que as vidas de duas pessoas totalmente distintas se cruzam e mostra os resultados desse encontro.
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata milionário e tetraplégico com dificuldade em encontrar um ajudante fixo no cargo. Em uma das entrevistas, conhece Driss (Omar Sy), um suburbano que passou um tempo preso e agora vive de seguro-desemprego. Philippe vê no jeito destemido do rapaz um novo desafio e oferece o cargo em um período de um mês de experiência. Com relutância, Driss aceita o cargo. Desse momento em diante, a vida de ambos muda drasticamente.
Embora diversas outras produções já tenham abordado relações tortuosas, em “Intocáveis” isso é potencializado. A trama é mostrada na cronologia tradicional, exceto pela cena inicial, que representa algo a acontecer. As atuações são ótimas, mas não pode-se dizer que sejam brilhantes ou de atores premiados. No entanto, o filme consegue ser a maior bilheteria francesa já produzida, e o mais conhecido fora do país de origem.
Tirando apenas seu tema como base, “Intocáveis” teria tudo pra ser somente mais um filme melodramático comum. Entretanto, com suas tiradas de comédia, conseguiu acertar em todos os aspectos. É uma produção que figura acima de um filme de drama comum.
Ficha técnica
Nome Original: Intouchables
Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Atores principais: François Cluzet, Omar Sy e Anne Le Ny
Gênero: Biografia, Drama, Comédia
Origem: França
Premiações: Nominações – 31/Vitórias – 23
Nota no IMDB: 8,5