Razão entre massa inercial e gravitacional
PRÁTICA I – RAZÃO DA MASSA INERCIAL E A MASSA GRAVITACIONAL
Disciplina: Física Experimental I
Professor:
Turma: VD
Alunos:
, 16 de julho de 2013
Resumo:
O experimento consistiu em encontrar a razão entre a massa inercial e a massa gravitacional de um corpo através do uso dos dados de um experimento de plano inclinado, determinando o ângulo de inclinação do plano, a velocidade do planador e sua aceleração, utilizando o método dos mínimos quadrados foi encontrada a aceleração do conjunto e fixando g como 9.8 m/s² pode-se chegar à seguinte relação:
(1)
Introdução e objetivo
Durante muito tempo a relação entre a massa inercial e a massa gravitacional foi uma incógnita na física. Ao realizar experimentos sobre a causa dos movimentos, Newton, além de estabelecer o princípio fundamental da dinâmica, descobriu que a massa inercial e a massa gravitacional eram iguais. Porém para Newton, a igualdade entre esses dois elementos eram apenas coincidências, pois ele não sabia como explicar tal fenômeno.
Anos mais tarde quando Einstein trabalhava em sua teoria da relatividade restrita ele quis aproveitar a teoria de gravitação de Newton, mas era preciso entender como a mesma poderia ser modificada para que se ajustasse aos seus estudos.
Em 1916, Einstein conjecturou sua teoria da relatividade geral, se apoiando na afirmação de que a massa inercial e a massa gravitacional eram a mesma. Para explicar e provar essa afirmação, ele descreveu um exemplo que ficou conhecido como o elevador de Einstein.
As seguintes palavras foram usadas por Einstein para explicar a veracidade de tal afirmação:
“Imagine um homem no interior de um elevador sem ter conhecimento algum do que ocorre no exterior. Leve este elevador para o espaço sideral, longe de qualquer campo gravitacional. O homem