Resenha do Artigo Classificação e escolha de um sistema de impressão
COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Aluno:
Daniel Ribeiro Azevedo Junior
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Aluno:
Daniel Ribeiro Azevedo Junior
Trabalho apresentado à disciplina de Produção Gráfica ministrada pelo Profº Emilio
Ribeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção de nota.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer um resumo claro e sucinto, destacando os pontos principais apresentados no artigo ‘Classificação e escolha de um sistema de impressão’.
RESUMO
O artigo estudado tem como objetivo principal, classificar e informar alguns dos sistemas de impressão mais utilizados, tendo em vista a necessidade de um entendimento sob os mesmos.
O artigo deixa claro que existem diversos sistemas de impressão, sendo cada um mais adequado a diferentes tipos de aplicação. A escolha depende de diversos fatores como: qualidade estética final do material impresso, resistência do material, custos, prazos e operacionalidade da produção. Abaixo, alguns dos sistemas de impressão destacados:
Tipografia
O sistema tipográfico de impressão é o que mais se aproxima da prensa criada por Gutenberg em 1440, pois consiste na montagem de uma matriz em alto relevo. A qual é banhada de tinta por um sistema de distribuição entre vários rolos.
A tinta é posta no tinteiro, que por sua vez banha o rolo principal. Este irriga outros dois rolos menores colocados em um trilho. Quando a prensa com a matriz levanta, o trilho desliza por debaixo dela, e os rolos lhe transferem a tinta. Quando esta abaixa, carimba o papel corrente efetuando a impressão.
Rotogravura
A formação da imagem no sistema de Rotogravura é obtida por intermédio de baixos relevos gravados em um cilindro revestido de cromo.
Tais relevos, também chamados de alvéolos ou células, são uma