resenha didatica cap 1 e 2
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDÁGOGIA
DIDÁTICA
FRANCIELLY SANTANA DE OLIVEIRA RA: 7924688949
Trabalho entregue como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor LUCIANA SANTOS
BRASILIA
2013
Didática e filosofia
Educação do ponto de vista social, e a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos. A educação como fato social, possibilita que as aquisições culturais do grupo sejam transmitidas às novas gerações, contribuindo, assim, para a subsistência do grupo como tal.
Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade.
Á Didática é uma seção ou ramo especifico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento.
Á Didática e definida como a ciência e a arte do ensino, a didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor-aluno.
Para Sócrates o saber não e algo que alguém ( o mestre ) transmiti à pessoa que aprende ( discípulo). A função do mestre, segundo Sócrates, é apenas ajudar o discípulo a descobrir, por si mesmo, a verdade.
Sócrates afirmava que os metres dever ter paciência com os erros e as duvidas de seus alunos, pois e a consciência do erro que os leva a progredir na aprendizagem.
Segundo Comenius (João Amos Comenius), dentre as obras criadas por Deus, o ser humano é a mais perfeita. Comenius acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de