Resenha desenvolvimento humano na teoria de piaget
Pedagogia Integral / Psicologia II
Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget
Jean Piaget dedicou seus estudos ao desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento. Sua pergunta disparadora para suas pesquisas foi 'Como o conhecimento é construído?' E para tal trabalho fez experiências até mesmo com seus filhos. Segundo ele, as evoluções se dão por meio da evolução biológica do ser.
Piaget, em seu trabalho, divide o desenvolvimento da criança em quatro grandes fases:
Fase 1 - Sensório-motor (0 - 2 anos): A criança não emprega a linguagem, mas suas ações e percepções. Neste período a criança trabalha apenas com seus reflexos, ou seja, suas reações hereditárias como a sucção e o apanhar os objetos. Após um tempo com sua e estrutura biológica lhe permite o sentar, andar, e até mesmo falar mesmo que por meio de imitações do meio que o cerca. Além disso, com o desenvolvimento neurológico, surge o que se chama de objeto permanente, ou seja, a criança tem o um controle maior no ambiente no qual se encontra, como saber que um objeto é existente mesmo que não esteja em seu campo de visão, e também suas escolhas afetivas entre objetos e pessoas. Aparece também outro conceito, o da causalidade - entender os efeitos dos objetos entre si, a criança acredita, primeiramente, na causalidade mágica, ou seja, que o objeto age por si só. Não há diferenciação entre meios e fins. Ação interiorizada não-reversível.
Fase 2 - Pré-operatório (2 - 7 anos): É o chamado estágio da representação, ou seja, a capacidade de pensar um objeto através de outro. A criança também desenvolve um egocentrismo, pois como ainda está centrada em si, não consegue ver o ponto de vista do outro e também não consegue ter um relação social em conjunto. Nessa fase há o aparecimento da linguagem. Ela passa também a se reconhecer no espelho, o que na fase anterior não acontecia. Também desenvolve a imitação. Adquiri a coordenação motora-fina,