hidroterapia
Abril 2014 Sinop/MT
O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET.
Este estudo teve como objetivo de verificar o desenvolvimento do ser humano, englobando fases desde o nascimento até o seu completo grau de maturidade.
Na visão interacionista, para Piaget existia na psicologia em geral o objetivismo e o subjetivismo, assim sendo o objetivismo afirmava que todo conhecimento era devido a experiências externas, e o subjetivismo já se baseava no psíquico de cada pessoa, onde diz que todo conhecimento é anterior à experiência. Mas para Piaget tudo isso era relevante, e assim ele dizia que havia uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.
No processo de equilibração, era saber como os homens constroem o conhecimento? E assim ela afirmava que o conhecimento esta no próprio sujeito, onde tudo é construído na interação homem-objeto. Para ele existia os fatores invariantes, que desde o nascimento a pessoa recebe uma herança biológica, sensoriais e neurológicas, por toda a vida, que assim ira surgir às estruturas mentais. E os fatores variantes, que é a adaptação da pessoa ao mundo que o circunda. Onde logo após teria a assimilação que é o processo da pessoa se adaptar a realidade que a rodeia; e a acomodação, que seria a capacidade de modificação mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto de conhecimento.
E assim tendo os estágios do desenvolvimento humano, 1º período: sensório-motor (0 a 2 anos): onde a criança nasce em um mundo caótico, e assim se sentindo onipotente, mas logo vai criando reflexos e habilidades; 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos): onde começa a surgir à linguagem; 3º período: das operações concretas (7 a 11, 12 anos): onde surge o egocentrismo, que é a incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros; 4º período: