Resenha De
Capítulo 1 – Contextualizando a arquitetura
No primeiro capítulo há a abordagem do local em que o terreno se localiza. Como com as edificações no seuentorno. O arquiteto deve buscar, no entorno, integrar a obra ao ambiente já existente.
O entorno deve ser entendido como único, pois cada elemento do mesmo se relaciona com o seu vizinho em termosmateriais, forma e escala. Além de que as edificações já existentes no local se apresentam com características próprias, como o seu material, altura, forma, topografia, geologia e vegetação.
Visitar olocal e fazer observações sobre ele pode oferecer dicas de como elaborar uma boa arquitetura. Como solucionar problemas, por exemplo, da quantidade da luz, vento e som. É necessário fazer ummapeamento do terreno, para a compreensão (seja física ou pessoal).
Há ferramentas necessárias para um mapeamento do campo, como a interpretação pessoal (nossas impressões, sensações e croquis), estudo defigura e fundo (cheios e vazios das edificações) e o levantamento histórico que concilia o antigo com o contemporâneo e o topográfico (possibilita familiaridade com o terreno como suas divisas e curvasde nível). Deve-se observer e elevar as características fortes que fazem o local ser memorável e entender a paisagem por ser importantes escolhas ao longo do projeto.
RESENHA DO LIVRO “FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA”, DE LORRAINE FARRELLY.
CAPÍTULO 1 – CONTEXTUALIZANDO A ARQUITETURA
Aborda a questão do contexto de um projeto em relação ao terreno ou ao meio em queele se dará; as propriedades de um terreno (sítio) e como ele pode condicionar o projeto. Ferramentas necessárias para um mapeamento de campo como a interpretação pessoal (nossas impressões,sensações e croquis), estudo de figura e fundo (cheios e vazios das edificações) e o levantamento histórico que concilia o antigo com o contemporâneo e o topográfico (possibilita familiaridade com o terrenocomo suas divisas e curvas de nível). Importância da