Resenha de o tumulo do fanatismo
CIÊNCIAS SOCIAIS
5º Semestre
PENSAMENTO FILOSÓFICO MODERNO
O Túmulo do Fanatismo.
Crislaine Siqueira
Trabalho apresentado para a Disciplina de pensamento
Filosófico Moderno, em Ciências Sociais, da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Orientador: Prof. Arilson de Oliveira.
Nesse livro podemos saber sobre a maior historia já contada para a humanidade, com os relatos que o autor vai descrevendo durante o livro, que ele vai chamar de fábulas, quer que façamos uma revisão por todas as escrituras. Todos nós temos uma concepção de Deus, temos imagens em nossa memória de como seria, pois crescemos em uma cultura que nos prega o que temos que acreditar e o que devemos fazer. Voltaire faz um convite logo no inicio do prefácio para que façamos uma revisão por todas as escrituras, é perceptível que a concepção de Deus, e aqui, a emprego em um plural! É tido em todas cultural, portanto pode-se considerar uma razão universal, logo deus existe. Mas não esse único deus, que o cristianismo prega a ferro, fogo e sangue.
O cristianismo que nada mais é do que uma seita judaica crista, fundamenta-se nas escrituras de Moisés, este que, se que existe, pois sua incrível e mirabolante história, também e retirada das fabulas de povos antigos. E são inúmeros erros cronológicos e geográficos encontrados em Pentateuco. O que podemos acrescentar é que, os árabe são os supostos criadores, da hoje, consagrada religião cristã, e essa nem era a intenção daqueles criadores de fabulas, apenas escreviam por bel prazer seus sonhos, fruto de muita imaginação. O mais incrível de tudo, é que isso, se tornou a maior religião do mundo em numero de seguidores fervorosos.(cap 1. p.10 .11)
Os judeus, assim como vários outros povos adotaram as fabulas dos antigos árabes. Uma das várias são de Baco ou Back, que escreveram leis em tábuas de pedras, e as chamam de Misem, bem parecido com Moises. Os judeus na necessidade de grandeza plagiaram