RESENHA DE O QUE SERVI O SOCIAL
Resenha crítica de O que é SERVIÇO SOCIAL de Estevão, Ana Maria Ramos.
Discente: Moisés Araújo da Silva
2º Temo - Vespertino
Docente: Ana Maria R. Estavão
Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico
SANTOS,2014.
MOISÉS ARAUJO DA SILVA.
Resenha crítica de O que é SERVIÇO SOCIAL de Estevão, Ana Maria Ramos.
RESENHA CRÍTICA DE O QUE É SERVIÇO SOCIAL DE ESTEVÃO. ANA MARIA RAMOS.
Universidade Federal de São Paulo
Santos/2014
Estevão, Ana Maria Ramos. “O que é serviço social”. São Paul, editora: Brasiliense, 2013 8º reimpr. 6º edição 1992, 70 pag. (Coleção primeiros passos; 111).
Ana Maria Estevão, ex – militante, assistente social e atual professora da Universidade Federal de São Paulo, discorre de uma forma clara e otimista sobre as fases do desenvolvimento da hoje reconhecida profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho.
Como a própria autora intitula o SERVIÇO SOCIAL, sendo “filho da união da cidade com a indústria”, nesta obra ela separa essa historia desde o nascimento em fases como: infância, adolescência e maturidade. O SERVIÇO SOCIAL tem sua gêneses com o avanço do capitalismo, alastrando assim a situação do pauperismo nas cidades. E assim como bem é dito por Estavão, Ana Maria Ramos, “desde que existem pobres, há gente que se preocupa com eles, é adotando esse caráter filantrópico que o Serviço Social da seus primeiros passos, ainda apoiado em berços católico e burgueses e bem longe de um perfil profissional.
Só com a chegada da Sociologia que ousa dar uma resposta separadamente dos padrões católicos para os acontecimentos da sociedade, e juntamente com livros da pioneira assistente social Mary Richmond, é que o Serviço Social começa a chegar a sua adolescência e com elas as suas crises ao pensar sua personalidade, ou seja, o Serviço Social manteria se com suas ações caridosas ou buscaria uma certa