Resenha de O peso da Nação parte 2
Dan Chaykin é produtor e diretor de séries documentárias com temas que geram tabu no canal HBO. Chaykin escreveu, dirigiu e produziu duas partes do documentário lançado em 2012 pela HBO “O peso da nação” que traz um alerta a sociedade, por meio de relatos reais, sobre o consumo excessivo de comida, maus hábitos alimentares e prioritariamente a obesidade, denominada como “O mal do sec XXI” por alguns nutricionistas.
A parte dois (Escolhas) do documentário salienta o ponto de vista de pessoas vitimas de seu próprio descontrole, que relatam o quão não sabem como chegaram ao ponto crítico da obesidade, expõem seus pesos, idades, suas debilidades físicas, doenças conseqüentes da má alimentação compulsiva. Essa proximidade do relato pessoal em que o diretor coloca o expectador causa maior sensibilização, o que caracteriza o documentário como impactante a partir do momento em que o público compartilha da intimidade de uma pessoa alheia expondo sua realidade tão presente e nunca tão exposta.
No decorrer da parte dois o diretor dá ênfase à tristeza e frustração dos relatantes conseqüente de serem obesos e a quantidade de dietas que os depoentes submeteram-se e seus resultados inexistentes, e a maior dificuldade destes “como reverter sua situação?”. Em contraponto o diretor traz o depoimento de poucas pessoas que por meio de reeducação alimentar, controle de calorias, comprometimento e atividades físicas conseguiram diminuir o peso e alcançaram qualidade de vida superior as da maioria dos demais participantes do documentário.
Entendendo o consumo como um a satisfação de uma necessidade através da compra e utilização de determinado bem, podemos estabelecer a relação da parte dois do documentário entre o consumo da natureza e seus recursos na atividade turística como um todo.
Partindo do fato de que toda e qualquer atividade/interferência humana na natureza causa um impacto, qualquer atividade