Resenha De Supply Chain Management
A partir dos anos 70 do último século, novas forças geraram outras transformações no mundo dos negócios. Os consumidores se tornaram mais exigentes, obrigando as empresas a darem respostas rápidas a questões básicas, como reduzir o custo dos produtos ou oferecer atendimento rápido e com qualidade.
O Council of Logistics Management-CLM, associação internacional com mais de 10 mil participantes das áreas de Logística e SCM, Gerenciamento da cadeia de suprimentos, segundo o CLM, engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em identificar fornecedores, comprar, fabricar, e gerenciar as atividades logísticas. Inclui também a coordenação e a colaboração entre os parceiros do canal, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços e clientes.
Os primeiros sistemas comerciais para controle de estoque surgiram no final da década de 60, sua função básica era controlar o consumo de materiais e, baseados nestes históricos, prever as necessidades futuras. Nos anos 70, a previsão de consumo passou a ser afetada diretamente pelas necessidades da área de produção da empresa e considerava as compras em andamento para atender parte destas necessidades. No final dos anos 80, surge o conceito de ERP, que abrange todas as áreas críticas de uma empresa. As empresas começaram então a integrar diversas funções (compras, planejamento de estoques, armazenagem, transportes e distribuição) com a área de manufatura, criou-se um modelo holístico de gestão.
Com a explosão das tecnologias de comunicação, em especial da Internet, que foi fator